sexta-feira, 15 de maio de 2009

História da Cidade

História da Cidade

Até o ano de 1561, data em que o bispo D. Pedro Leitão fez a primeira visita pastoral ao interior da Bahia, nada se sabia sobre o povoamento da bacia do Jaguaripe.
Tem-se notícia de que, mais tarde, o padre Luís de Grã penetrou aquele rio, partindo da ilha de Itaparica e segundo ao longo da costa até o sul, onde fundou as aldeias de S. Miguel de Taperaguá e Macamamu.
Apesar de já existir a aldeia de Santo Antônio dos Índios de Jaguaripe, o povoamento da região só se iniciou, em 1563, com colonizadores portugueses. entre os quais se mencionam: Antônio Ribeiro (dono de sesmaria concedida por Mem de Sá), Gabriel Soares, Diogo Sande e Fernão Cabral de Ataíde.
Este, provavelmente o primeiro a penetrar no território do atual Município de Nazaré, estabeleceu, no local onde hoje está o bairro da Condição, um engenho, aldeando índios e negros em torno da igreja que construiu.
Por volta de 1585, era acentuado o desenvolvimento do núcleo populacional, graças á atividade de Fernão Cabral. Segundo frei Vicente do Salvador, a fama desse colonizador era tão grande que o governo de Manuel Teles de Menezes o encarregou "do Engenho Jaciru, da defesa dos habitantes da Capitania do, Ilhéus". invadida pêlos Aimorés.
Gabriel Soares, historiador que viveu na bacia do Jaguaripe, descreveu: "junto da cachoeira esta o engenho de Fernão Cabral, cercado de "casas de vivenda" e de oficinas, da igreja de São Bento; deste engenho para baixo vivem alguns moradores que têm as suas roças e canaviais ao longo do rio".
Tendo permitido a prática da seita denominada "santidade", foi Fernão Cabral condenado á sentença "misericordiosa": 2 anos de desterro fora do Brasil. Supõe-se que este fato teria contribuído para a decadência da povoação.
Ao tempo em que o povoado da margem esquerda entrava em decadência, o da margem oposta crescia, em torno da igreja construída em 1649 por Antônio Brito em sua fazenda de Nazaré do Jaguaripe.
Nos primeiros decênios da independência nacional, Nazaré prosperou de forma acentuada, para o que muito contribuiu o braço escravo, quer no trabalho da lavoura, quer na indústria agrícola.
Fato curioso na história do Município é a designação que Ihe deram, em face do
desenvolvimento de sua indústria agrícola de produção de farinha - Nazaré das Farinhas.

Formação Administrativa


O distrito criou-se em 1753. O Município. com sede na povoação de Nazaré das Farinhas, e a denominação de Nossa Senhora de Nazaré. foi criado pelo Decreto de 25 de outubro de 1831, que desanexou seu território do Município de Jaguaripe.
A Lei provincial n.° 368, de 10 de novembro de 1849, elevou a sede municipal à categoria de cidade, com a denominação de Constitucional Cidade de Nazaré.
De acordo com a divisão administrativa vigente em 1.° de janeiro de 1958, o Município é formado de 3 distritos: Nazaré, Muniz Ferreira e Onha.

Fonte: Biblioteca IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário