sexta-feira, 15 de maio de 2009

Momentos Ecológicos

Momentos Ecológicos em Nazaré

* A primeira luz do sol.

Comece o dia cheio de brilho em Nazaré, opção que leva você nas alturas logo cedo, o mirante natural do Morro do Silêncio apresenta: o melhor ângulo dos morros em volta da cidade para vê o sol nascer, mais é necessário acordar bem cedo, na estação primavera do ano, as 5:00hs da manhã, a neblina cerca o morro e o sol amarelo se encarrega de promover o grande espetáculo do dia, e logo aparece um bando de garças brancas fazendo voos incríves.

Tudo é aproveitoso no morro, "numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”. Mais nada se compara a emoção de vê o sol amarelo ao vivo.


Como chegar.
Situado na periferia norte. Saindo do centro da cidade, sentido bairro do Batatan, depois do entroncamento da BA 001, cerca de 300 metros, entrando a direita da rua Coréia, passa por uma pequena ponte sobre o rio Batatan e sobe a ladeira.


* Alto do Barão.

Localizado ao lado direito do rio Jaguaripe, o alto revela a beleza do outro lado da cidade. Ponto de vista: o alto, não tem nada para se vê, além do verde, mais o que se avista de lá é maravilhoso não da para esquecer.


O rio Jaguaripe quando é visto de cima, parece imóvel no meio da cidade, a visão panorâmica é realmente incrível, onde se vê o alto do cruzeiro, a Igreja Matriz, Igreja Rainha dos Anjos, ponte Eunápolis de Queroz, ponte da conceição, Jesus de Nazaré, e com um pouco de sorte da para vê um magnífico por-do-sol, e sentir a brisa da maré.


Como chegar.

Seguindo por uma rua bem estreita ao lado direito da Capela de Nosso Senhora da Conceição, subindo a ladeira tem uma cancela, e uns coqueiros ao lado.


* Feira do boi.

Acontece toda 4ª. Pela manhã, ao lado da ponte do jacaré, periferia da cidade, uma feira diferente, onde os fazendeiros e comerciantes do ramo, compram, vendem, barganham seus animais, na maioria bezerros para engorda.





* Ponte da Conceição.

Na ponte da Conceição, olhando o fluxo das águas, é possível vê alguns peixinhos nadando nas águas na chegada da maré, também tem algumas aves, pulando de ilha em ilha, e paseando a beira da maré.

E ao cair da arde, vem um bando de garças voando baixo na direção das águas do rio, ainda tem aqueles crepúsculos que servem para enfeitar o colorido do céu, quando o sol se esconde.




*Feira de Banana.

A Feira de Banana em Nazaré, toda 4ª, das 6:00 as 10:00. Segundo depoimento do Sr. Edval Silva, 80 anos, conhece a feira desde criança, conta que a feira era muito grande, na época dos saveiros. A quantidade de saveiros era tanta, que o cais não comportava ficando muitos amarrados na polpa dos outros. A feira vendia de tudo, azeite de dendê, pimenta, banana da terra, banana prata, banana do ouro, cana caiana, rapadura, jaca, pimenta, galinha, filhotes de porco, farinha de mandioca. Durante a guerra do Paraguai o caís ganhou o apelido de "caís farinheiro" tamanha a quantidade de farinha. Bons tempos da agricultura na região, fotos antigas, mostram fragmentos da enchente de 1952, nas quais saveiros foram arrastados pelas água, depois da desativação da estrada de ferro, veio a evolução dos caminhões e as rodovias, a demanda caiu muito e a feira foi reduzida mais nunca deixou de existir. Ainda vale a pena ser visitada.


Produção.

Textos: Roque Medeiros.
Fotos: Roque Medeiros.

Edição e Revisão: Juliano Azevedo

Atualizações: 23 de janeiro de 2009.

Agentes de Informações Turísticas: Antonio Balbino, Roque Medeiros, Ana Soaris, e Marlon.

Tribo Ecológica, Preservando o Futuro do Planeta no Brasil, Classificação Livre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário